sexta-feira, 26 de junho de 2009

Abstracionismo Geométrico

http://www.faap.br/museu/acervo/images/abstrato.jpg

Abstracionismo Geométrico, ao contrário do Astracionismo Lírico, foca-se na racionalização que depende da análise intelectual e científica. Foi influenciado pelo Cubismo e pelo Futurismo. O Abstracionismo Geométrico divide-se em duas correntes:

Suprematismo na Rússia (Kazimir Malevich)

Neoplasticismo na Holanda (Piet Mondrian)

Abstracionismo Lírico

http://noismermu.zip.net/images/Abstrato_13.jpg


O abstracionismo Lírico ou Abstracionismo Expressivo inspirava-se no inconsciente e na intuição para construir uma arte imaginária ligada a uma "necessidade interior": tendo sido influenciado pelo expressionismo, mais propriamente no Der Blaue Reiter. Aparece como reação às grandes revoluções do século, nomeadamente a l Guerra Mundial. O jogo de formas orgânicas e as cores vibrantes eram bem patentes; mas também a linha de contorno sobressaia nesta arte nitidamente não figurativa. Procurava uma aproximação à música, onde a expressividade dos sons se transformava em linguagem artística. É desta forma que o Abstracionismo Lírico pretende igualar ou mesmo superar a música, transformando manchas de cor e linhas em idéias e simbolismos subjetivos. Wassily Kandinsky foi o mentor deste gênero utilizando cores puras em pinceladas rápidas tensas e violentas.

Abstração

Abstrato vem do latim abstraho. Uma pintura abstrata liberta-se da representação da realidade visível (paisagens, cenas, flores, personagens, pessoas), compondo-se de formas geométricas ou manchas. Existem basicamente duas classificações para arte abstrata: Abstracionismo Geométrico - formados por figuras geométricas e linhas - e o Abstracionismo Lírico ou Expressionismo Abstrato- composto por manchas. O geométrico pertence à primeira vanguarda - arte moderna - e o lírico ocorreu na chamada segunda vanguarda, após a Segunda Guerra Mundial, pertencendo à arte contemporânea.